O game conta a história de Ramza Beoulve, de linhagem nobre, e de seu amigo Delita Hyral, plebeu que foi adotado muito jovem pela família de Ramza. Eles se envolvem na guerra interna que dá nome ao game, com dois grupos reclamando pelo posto deixado pelo falecido rei.
Final Fantasy VII (1997)
O sétimo jogo da série marca o fim do elo da empresa com a Nintendo e marca o início de uma próspera aliança com a Sony. Segundo a Square, a razão da mudança foi a teimosia da Nintendo em permanecer usando cartuchos. Isso fica óbvio para quem joga Final Fantasy VII: o game é repleto de vídeos pré-renderizado. O salto para 3D deu novo fôlego para as ambições cinematográficas da empresa, além de tirar a série do ambiente medieval - como os desenhos de Amano não se traduziam bem para 3D, o design de personagens foi passado para Tetsuya Nomura. Amano acabaria trabalhando no nono jogo da série.
O jogo traz Cloud Strife como seu protagonista. O herói passa por uma das mais memoráveis e originais crises de identidades já vistas em qualquer mídia. Como um mercenário insatisfeito, Cloud se vê preso ao grupo ecoterrorista Avalanche por causa de Tifa, uma amiga de infância. Com Barret, eles lutam contra a terrível empresa Shinra, que suga \\\"mako\\\", a energia vital do planeta, e a vende como eletricidade.
Apesar de se concentrar em apenas três dos nove protagonistas no que se trata de desenvolvimento de personagem, Final Fantasy VII capricha no vilão: Sephiroth. Seus complexos psicológicos faz dele o mais cuidadosamente arquitetado inimigo da série. E sua popularidade entre os jogadores é imensa.
E, para quem jogou esse aqui, sabe que ele guarda um dos mais dramáticos momentos da série no final do primeiro de seus três CDs...
Final Fantasy VIII (1999)
Final Fantasy VIII se inicia com uma animação gráfica, que atua como um prólogo do jogo. Ao mesmo tempo em que apresenta a cena antecedente ao jogo em si, apresentando o protagonista Squall, também mostra cenas cujo significado virão à tona com o decorrer do jogo. Esta apresentação em CG também é acompanhada do tema principal do jogo, Liberi Fatali, assim como toda a trilha sonora da série, composta por Nobuo Uematsu.
O jogo se passa num cenário futurístico, com pequenos traços medievais. As Eras são dividas de acordo com a Sorceress de cada época. Narra-se a passagem dos poderes da Sorceress Edea para Rinoa Heartilly, e as tentativas de Sorceress Ultimecia, do futuro, de comprimir o tempo e dominar o presente, utilizando os poderes de Sorceress Adel, que permanecia congelada e aprisionada numa base espacial. A história se inicia com a sucessão da batalha entre os estudantes do Balamb Garden, Seifer e Squall. Squall é um rapaz de passado misterioso, e cuja sua relação com a instrutora Quistis e Seifer é inicialmente desconhecida. Ele é aspirante a SeeD, e durante suas missões adquire experiência e conhece a maioria de seus companheiros.
Freqüentemente os personagens sonham com um acontecimento passado, que futuramente vem ao seu conhecimento, são conexões causadas por uma garota chamada Ellone. A trama se desenvolve em torno de armações políticas e magia, mesclada com a personalidade e passado dos personagens, que vão sendo revelados durante o jogo.
Final Fantasy IX (2000)
Oferecendo novamente um maior número de personagens compartilhando o palco, a história se concentra em Zidane. Esse herói não é honrado ou incrivelmente bonito: ele é um ladrão que planeja raptar a princesa Garnet Til Alexandros XVII. Só que seu plano acaba indo por água abaixo e, junto com um grupo completamente heterogêneo. Cada um deles apresenta uma grande dúvida existencial que se resolve durante a trama, unindo ainda mais o grupo.
Final Fantasy IX apela principalmente para a platéia nostalgica, que reconhecerá diversos temas antigos da série (moogles, magia azul, magos brancos e negros, ambiente medieval, entre tantos outros).
Na medida em que o jogador avança no jogo, Zidane descobre sua origem e a raíz do mal no mundo, na forma de Kuja. Esse alienígena estava manipulando a rainha para destruir não apenas Zidane, mas todo o planeta, para que assim pudesse acabar com os planos bastante maníacos de seu criador (e de Zidane), Garland.
No final das contas, para honrar as origens da série, o grande vilão acaba sendo uma entidade que incorpora todo o mal e niilismo do mundo... seja lá o que isso signifique...
Final Fantasy X (2001)
Em "Final Fantasy X", você controla Tidus, um esportista profissional de um mundo tecnológico que é arremessado por uma figura misteriosa para 1000 anos no futuro - onde tudo que ele conhece foi destruído. Junto com seus novos amigos ele deve descobrir mais sobre a terrível ameaça Sin e descobrir mais sobre seu pai. Talvez o maior choque seja a narrativa em flashback: o jogo começa em um ponto avançado e tudo que os protagonistas fazem é acompanhado pela narrativa de quem já sabe de toda a história.